Estimula a coordenação motora fina, percepção visual, noção de
cor e quantidade.
Descrição
Lata de massa para mingau
com tampa plástica. Furar a tampa com furos na espessura de palitos de picolé e
envolver a lata com E.V.A. Palitos de picolé pintados nas cores: Verde,
amarelo, azul e vermelha. Separar 10 palitos para cada cor. Saquinho de TNT,
para colocar os palitos durante a atividade.
Possibilidades
de exploração
Pedir ao estudante para
colocar os palitos nos orifícios um a um. Pode pedir para separar as cores e a
medida que for colocando falar o nome das cores. No caso de jogar em dupla,
cada um escolhe duas cores, por exemplo: O estudante “A” escolhe verde e
vermelho e o estudante “B” azul e amarelo. Cada um alternadamente vai pegando o
palito dentro do saquinho se for uma das cores que escolheu segura e enfia na
latinha, da mesma forma o outro estudante.
Fonte:
silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/2012/06/atividades-para-coordenacao-motora-fina.html
Eva, achei muito interessante esse recurso, porque além de trabalhar a motricidade fina, cor, quantidade etc. Para confeccioná-lo podemos utilizar materiais recicláveis, onde poderemos explorar as questões da reciclagem e meio ambiente.
ResponderExcluirParabéns!
Lindinalva
Parabéns pela escolha Eva! De fato, o encaixa-palito parece ser uma ótima opção, lúdica e de baixo custo, para trabalhar os mecanismos de aprendizagem do estudante com DI. É interessante sublinhar que a criatividade e a Arte constituem elementos facilitadores da aprendizagem.
ResponderExcluirIsso mesmo pessoal é um excelente recurso, e de fato Lindinalva podemos trabalhar muito bem a reciclagem. E como você bem falou Ângelo a Arte facilita e contribui para a efetivação da aprendizagem. Lembrando que esse recurso é de nossa SRM, e esse é um estudante com autismo e DI que está executando a atividade!
ResponderExcluir