sábado, 19 de outubro de 2013

ENCAIXA PALITOS



Estimula a coordenação motora fina, percepção visual, noção de cor e quantidade.


Descrição

Lata de massa para mingau com tampa plástica. Furar a tampa com furos na espessura de palitos de picolé e envolver a lata com E.V.A. Palitos de picolé pintados nas cores: Verde, amarelo, azul e vermelha. Separar 10 palitos para cada cor. Saquinho de TNT, para colocar os palitos durante a atividade.


Possibilidades de exploração

Pedir ao estudante para colocar os palitos nos orifícios um a um. Pode pedir para separar as cores e a medida que for colocando falar o nome das cores. No caso de jogar em dupla, cada um escolhe duas cores, por exemplo: O estudante “A” escolhe verde e vermelho e o estudante “B” azul e amarelo. Cada um alternadamente vai pegando o palito dentro do saquinho se for uma das cores que escolheu segura e enfia na latinha, da mesma forma o outro estudante.



Fonte: 
silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/2012/06/atividades-para-coordenacao-motora-fina.html

3 comentários:

  1. Eva, achei muito interessante esse recurso, porque além de trabalhar a motricidade fina, cor, quantidade etc. Para confeccioná-lo podemos utilizar materiais recicláveis, onde poderemos explorar as questões da reciclagem e meio ambiente.
    Parabéns!
    Lindinalva

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela escolha Eva! De fato, o encaixa-palito parece ser uma ótima opção, lúdica e de baixo custo, para trabalhar os mecanismos de aprendizagem do estudante com DI. É interessante sublinhar que a criatividade e a Arte constituem elementos facilitadores da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo pessoal é um excelente recurso, e de fato Lindinalva podemos trabalhar muito bem a reciclagem. E como você bem falou Ângelo a Arte facilita e contribui para a efetivação da aprendizagem. Lembrando que esse recurso é de nossa SRM, e esse é um estudante com autismo e DI que está executando a atividade!

    ResponderExcluir