sábado, 7 de junho de 2014

Recursos de baixa tecnologia como ferramentas no desenvolvimento do Autista




            O profissional da educação que trabalha com autista, deve procurar atividades que proporcione um tempo maior de concentração adaptando conforme a necessidade de cada educando. Umas das atividades proposta é utilizar jogos de encaixe ou de rosca, o trabalho com tais recursos favorece o desenvolvimento da coordenação motora do autista e a organização mental das técnicas do jogo.
As pessoas com deficiência enfrentam na interação e/ou ao participar de algumas práticas culturais, algumas barreiras. Tais barreiras podem ser superadas ou parcialmente compensadas a partir do uso de tecnologias como o computador  e tecnologia assistiva. De acordo com Valente (2008)  muitas barreiras entre o mundo e a pessoa poderão ser minimizados  com o uso da tecnologia. A seguir será apresentado um recurso de baixa tecnologia que pode ser utilizado para que possa apoiar o aluno com TGD em seu desenvolvimento.

LEGO


Público a que se destina: As atividades feitas com o lego podem ser realizadas pelos estudantes que apresentam autismo, podendo ser utilizado por alunos a partir dos quatro anos de idade. Dependendo do nível de comprometimento que eles apresentam isso pode variar.
Esse recurso pode ser utilizado inicialmente no AEE, para favorecer o estudante no que se refere a concentração, a ordenação e posteriormente poderá ser utilizado na sala de aula durante algumas atividades, como por exemplo trabalhar as cores.
Trabalhar esse jogo permite ao estudante desenvolver ainda a coordenação motora, pois exigirá que encaixe as peças umas nas outras, levando em conta as formas e quantidade de pinos. Favorece ainda a criatividade, podendo ajudar ainda na comunicação, uma vez que poderá ser solicitado que crie determinados objetos e que tente falar um pouco sobre eles dando-lhe sempre pistas do que ele gostaria de falar, isso exige do professor muita sensibilidade para compreender as solicitações e/ou informações prestadas pelo estudante.
O lego poderá se utilizado para que o estudante represente temas diversos:
Família- montar a representação da família, o professor deve saber quem são os membros da família antecipadamente para averiguar as informações e auxiliar o aluno.
Animais- O estudante poderá criar diversas representações de animais, levando em conta cor, tamanho, etc.
Colegas de sala- Poderá representar aqueles que compõem sua sala de aula;
A representação dependerá do que o professor solicitar e ainda daquilo que o estudante que informar.


Fonte de pesquisa

 

Tecnologia Assistiva – Miryam Pelosi - http://www.comunicacaoalternativa.com.br/ [ Acesso em 07/06/2014]

http://bloguinfo.blogspot.com.br/2009/12/atividades-com-lego.html

4 comentários:

  1. Eva, gostei muito da sua sugestão de recurso, pela sua praticidade e diversidade do uso. O lego é um recurso simples, mas que tem diversas aplicações, eu particularmente gosto muito de utilizá-lo em atividades de pareamento de cores, quantidades e até mesmo para coordenação.

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  2. Que bom Aninha que você gostou, eu também utilizo muito esse recurso!

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  3. Eva Vilma, muito interessante este recurso, pois o mesmo favorece o processo de desenvolvimento do sujeito com autismo, ampliando suas potenciabilidades de várias formas. O lego pode ser utilizado no AEE como também na sala de aula comum.

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  4. Olá Eva Vilma!
    Seu blog está muito bom!
    Todavia, senti falta da explicitação das intervenções do/a professor/a do AEE. Outra coisa, não esqueça de comentar o blog de dois/duas colegas cursistas.
    Abraços fraternais,
    Waldenice

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