sexta-feira, 24 de maio de 2013

Documentos Legais que definem a Educação Especial


  • Resolução Nº 04, de 02 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para Atendimento Educacional Especializado, na modalidade Educação Especial.
  • Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008.
  • Decreto 7611 de 17 de novembro de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado e outras providências. 

 

 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Educação Especial: As Dificuldades Encontradas no Ambiente Escolar para a Inclusão



Educação Especial: As Dificuldades Encontradas no Ambiente Escolar para a Inclusão

As dificuldades e barreiras encontradas para a efetivação da inclusão escolas das pessoas com deficiência são muitas. Sabe-se que os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma que venha a atender as necessidades educacionais de todos os alunos. Observa-se, porém, que algumas instituições de ensino não possuem estrutura adequada, além disso, são poucos profissionais da área da educação que estão preparados para viver esse novo momento da educação brasileira, é preciso um investimento maior para que de fato os educadores possam ter formações que contribuam para uma mudança que venha favorecer esses educandos. Para compreender melhor esse assunto indico aos interessados uma boa e esclarecedora leitura do artigo “Educação Especial: As Dificuldades Encontradas no Ambiente Escolar para a Inclusão”.

Acesso em 13 de maio de 2013.


Os desafios da Educação à Distância


Os desafios da Educação à Distância

Eva Vilma Espíndola


De acordo com os textos de Moran, há vários fatores que fazem com que um curso na modalidade EaD (ou presencial), seja considerado bom. Na realidade é um conjunto é necessário ter educadores maduros intelectual e emocionalmente e ainda estudantes curiosos e motivados. Outro fator muito importante é o ambiente, que deve favoreceraprendizagem e a interação entre todos os envolvidos.
Moran define a Educação on-line como o conjunto de ensino-aprendizagem que são desenvolvidos através de meios telemáticos. Essa modalidade aborda questões específicas com novos desafios, e é utilizada muitas vezes onde o presencial não dá conta. Porém, traz contribuições também nas aulas presenciais, pois há universidades que integram às aulas presenciais atividades virtuais.
O autor traz uma reflexão sobre a multiplicidade dos papéis do educador on-line que exige do mesmo uma grande capacidade de adaptação, de criatividade diante de novas situações e atividades. Fazendo-se necessário manter a motivação sendo necessário envolver os alunos em processos participativos, afetivos que inspirem confiança. Sobre isso Moran apud Palloff e Keith diz:

“Uma comunidade de aprendizagem on-line é muito mais que apenas um instrutor interagindo mais com alunos e alunos interagindo mais entre si. É, na verdade, a criação de um espaço no qual alunos e docentes podem se conectar como iguais em um processo de aprendizagem, onde podem se conectar como seres humanos. Logo eles passam a se conhecer e a sentir que estão juntos em alguma coisa. Eles estão trabalhando com um fim comum, juntos”.

Para o estudante se faz necessário ter disciplina para dedicar-se aos estudos e acima de tudo ter muita força de vontade para cumprir com a dinâmica do curso e cumprir os prazos estabelecidos para cada atividade.
Para superar as dificuldades é preciso uma organização do tempo, acessar o ambiente e explorá-lo para ir conhecendo e se familiarizando. É preciso ainda evitar o acúmulo de atividades, é fato que às vezes por motivos diversos pode ocorrer atrasos e consequentemente acúmulo de atividades, porém fora isso, é preciso está em dia com as atividades e ter autodisciplina, diante das dificuldades deve-se conversar com a tutoria com os colegas de curso, que juntos todos contribuirão para a superação desses entraves.