As dificuldades e
barreiras encontradas para a efetivação da inclusão escolas das pessoas com
deficiência são muitas. Sabe-se que os sistemas de ensino devem organizar as condições
de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a
promoção da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma que venha a
atender as necessidades educacionais de todos os alunos. Observa-se, porém, que algumas instituições de ensino não possuem
estrutura adequada, além disso, são poucos profissionais da área da educação que
estão preparados para viver esse novo momento da educação brasileira, é preciso
um investimento maior para que de fato os educadores possam ter formações que
contribuam para uma mudança que venha favorecer esses educandos. Para
compreender melhor esse assunto indico aos interessados uma boa e esclarecedora
leitura do artigo “Educação Especial: As
Dificuldades Encontradas no Ambiente Escolar para a Inclusão”.
Acesso em 13 de maio de 2013.
Eva, foi muito interessante a sua dica de leitura, principalmente porque pontuo com clareza a falta de formação de alguns educadores em trabalhar e aceitar a inclusão.
ResponderExcluirUm abraço!
Lindinalva
Obrigada querida,valeu pela visita!
ResponderExcluirBjs!
CONCORDO COM VOCÊ, EVA, É NECESSÁRIO UM MAIOR INVESTIMENTO NOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO COMO TAMBÉM MELHORIA NA ESTRUTURA DAS ESCOLAS (A CONSTRUÇÃO DAS SRM) , POIS, POUCAS ESCOLAS TÊM.
ResponderExcluirCor, beleza, informação e posicionamento.
ResponderExcluirEis o que vem prometendo este blog.
MHelena
Muito bom eseu texto sobre a inclusão na escola, as escolas brasileiras ainda precisam melhorar muito. É preciso mais investimento nos profissionais para conseguirmos uma inclusão de qualidade.
ExcluirParabéns !
Abraço, Lena Amaral