quarta-feira, 22 de maio de 2013

Educação Especial: As Dificuldades Encontradas no Ambiente Escolar para a Inclusão



Educação Especial: As Dificuldades Encontradas no Ambiente Escolar para a Inclusão

As dificuldades e barreiras encontradas para a efetivação da inclusão escolas das pessoas com deficiência são muitas. Sabe-se que os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma que venha a atender as necessidades educacionais de todos os alunos. Observa-se, porém, que algumas instituições de ensino não possuem estrutura adequada, além disso, são poucos profissionais da área da educação que estão preparados para viver esse novo momento da educação brasileira, é preciso um investimento maior para que de fato os educadores possam ter formações que contribuam para uma mudança que venha favorecer esses educandos. Para compreender melhor esse assunto indico aos interessados uma boa e esclarecedora leitura do artigo “Educação Especial: As Dificuldades Encontradas no Ambiente Escolar para a Inclusão”.

Acesso em 13 de maio de 2013.


5 comentários:

  1. Eva, foi muito interessante a sua dica de leitura, principalmente porque pontuo com clareza a falta de formação de alguns educadores em trabalhar e aceitar a inclusão.
    Um abraço!
    Lindinalva

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO COM VOCÊ, EVA, É NECESSÁRIO UM MAIOR INVESTIMENTO NOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO COMO TAMBÉM MELHORIA NA ESTRUTURA DAS ESCOLAS (A CONSTRUÇÃO DAS SRM) , POIS, POUCAS ESCOLAS TÊM.

    ResponderExcluir
  3. Cor, beleza, informação e posicionamento.
    Eis o que vem prometendo este blog.
    MHelena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom eseu texto sobre a inclusão na escola, as escolas brasileiras ainda precisam melhorar muito. É preciso mais investimento nos profissionais para conseguirmos uma inclusão de qualidade.
      Parabéns !
      Abraço, Lena Amaral

      Excluir